SELOS DO INMETRO FALSIFICADOS, ISTO É CRIME, DENUNCIE!

Existem muitas empresas clandestinas no ramo de extintores de incêndio, onde não realizamimagem_-_selo_falsificado.jpg
a manutenção correta nos extintores, e utilizam selos falsos,  empresas dos estados estados do Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Para acabar com isso, o Inmetro modificou o selo, que passou a ser holográfico e com um número de série, e mudou a metodologia de certificação. Agora, apenas uma fábrica faz o selo. O fabricante do extintor tem que requerer ao Inmetro a quantidade de selos para a produção prevista de extintores. E tudo isso é controlado pelo Inmetro.Usualmente constando e Você fica sabendo que o extintor de incêndio é certificado, pela presença do Selo de Conformidade, que reage à luz ultra-violeta, dificultando a falsificação e o tipo de material impresso é em plástico BOPP.

Para os extintores novos, o selo é vermelho e auto-adesivo ou gravado no corpo do cilindro, com as seguintes descrições;  
- a logomarca do INMETRO;
- o número de série do selo;
- a identificação do fabricante;
- o número de licença do fabricante; e
- a identificação do Organismo de Certificação de Produto.
Após ser submetido à manutenção, o selo de conformidade é substituído por um selo de cor azul esverdeada, contendo:
- a logomarca do INMETRO;
- o número de série do selo;
- a data da realização da manutenção;
- a identificação da empresa que realizou a manutenção; e
- a identificação do Organismo de Certificação de Produto.

 

 

 

 

 

 

Anel_extintor.jpgANEL DE IDENTIFICAÇÃO EXTERNA DE MANUTENÇÃO.

É o elemento de controle adicionado ao extintor de com a finalidade de demonstrar que o extintor de incêndio foi desmontado para realização dos serviços de manutenção nível 2 ou 3. O anel não pode estar rompido, danificado e nem com emendas e deve ser confeccionado em material plástico, indeformável nas suas dimensões, classificado como termorrígido (termofixo), na cor referente ao ano de sua manutenção, conforme tabela ao lado, e com dimensões compatíveis com cada um dos modelos de extintor de incêndio, de modo que o mesmo somente possa ser colocado ou removido com a prévia desmontagem do extintor. Esse anel deve possuir, no mínimo, quatro entalhes radiais, equidistantes entre si, que permitam sua ruptura antes de alcançar uma deformação de 20 mm;incêndio, 

Nota 1: As inscrições obrigatórias devem vir na face superior do anel, oposta aos entalhes.
Nota 2: A especificação das cores deve atender ao definido na Norma ABNT NBR 7195 – Cores para segurança. 


DICAS IMPORTANTES
- Não permita que pessoas e empresas não habilitadas inspecionem seu extintor.
- Exija da empresa que fará a manutenção, extintores substitutos para deixar no local, garantindo sua segurança e a do seu patrimônio.
- Na hora de comprar seu extintor de incêndio de preferência para extintores novos e com nota fiscal. A validade do extintor é impressa no cilindro e verifique o selo de conformidade e se o produto está apto para o uso.
- Nunca compre extintores de incêndio enferrujados, amassados ou violados e com o lacre rompido. O lacre é a garantia de que estão preservadas as condições regulamentadas para sua utilização
- Compare no extintor o nome da empresa e endereço com o rótulo e o selo do inmetro,
Verifique no extintor se está correta a data de execução do serviço ou fabricação e a data de validade da recarga e do teste hidrostático. Obs.: Em caso de manutenção de extintores, a data de execução do serviço tem que estar identificada no selo do inmetro.
ATENÇÃO com orçamentos de valores baixo, muitas empresas passam o custo da recarga um valor bem inferior, e depois da manutenção cobram as peças de uso obrigatório de troca, como travas, o-ring's,tubo sifão, rótulos e selos, e na conclusão do serviço, o valor a pagar é bem superior do valor combinado, Com a inclusão de supostos extras, mas que são itens obrigatórios
ATENÇÃO com empresas que fazem serviços a base de troca, pois no extintor tem que conter a numeração de chassis, Norma de fabricação, nome do fabricante e validade do cilindro e sendo assim muitas vezes os extintores são trocados por extintores mais velhos e até mesmo que não estão de acordo com a legislação.

 

NÃO ACEITE GATO POR LEBRE!

Consulte no site do IPEM PRINCIPAIS INDÍCIOS DE FALSIFICAÇÃO de selos do INMETRO. ACESSE

 

Golpe: empresa clandestinas de recarga de extintores.

Denúncias de que alguém se passava por bombeiros, alegando que estabelecimentos necessitavam de mais extintores. Imagine você, possuidor de extintores de incêndio em sua casa, estabelecimento comercial ou afim, contratar uma determinada empresa para recarregar seus extintores de incêndio e esta, ao levar o equipamento, apenas trocar o selo da garantia, sem ao menos abrir o artefato para fazer o que foi acertado. Fraude pura, não é?

BAIXE O aplicativo Selo Inteligente, para identificar os

extintores irregulares com apenas uma foto! 

 

O aplicativo Selo Inteligente atua no momento da compra, dando condições do consumidor identificar as empresas clandestinas de extintores e valorizar aquelas que trabalham corretamente. Desta forma, inibe a atuação irregular e eleva o padrão de qualidade do mercado.

Um extintor irregular gera mais do que perda de dinheiro

É melhor prevenir antes que o pior aconteça! Com o Selo Inteligente, você sempre contrata empresas confiáveis. Ao receber seus extintores, você facilmente identifica um produto de qualidade, evitando riscos desnecessários.

Previna-se, se o extintor falhar, talvez você não tenha uma segunda chance.

“Alguns preços de serviços de manutenção de extintores são tão baixos que não cobrem nem o custo do transporte. O pior é que o cliente acha que está pagando barato por algo que não foi feito” Prof. Rodnei

 

Para segurança do Patrimônio e vidas, não opte pelo menor preço e sim pelo MELHOR PREÇO.